Estrutura
Estrutura
O Programa de Doutoramento em Economia (PDE) do ISEG tem as seguintes componentes:
- Actividades lectivas;
- Seminário de Investigação;
- Trabalho de dissertação supervisionado pelo orientador.
Actividades Lectivas
O Conselho Científico do ISEG, sob proposta do júri de candidatura, delibera quanto às actividades lectivas a ser frequentadas pelos doutorandos.
De acordo com o teor dessa decisão, no 1º trimestre do PDE os alunos poderão ter de frequentar e obter aproveitamento em disciplinas de nível avançado, nas áreas da Microeconomia, Macroeconomia e Econometria. Estas disciplinas são, também, consideradas disciplinas de nível avançado num número significativo de Mestrados do ISEG. A sua frequência poderá ser dispensada, se ao candidato fôr atribuída equivalência por via de processo de formação anterior .
Por proposta do júri de admissão ou do orientador, os alunos poderão ainda ter de frequentar e obter aproveitamento em outras disciplinas no 2º ou 3º trimestre que se revelem essenciais ao prosseguimento nas melhores condições do trabalho de dissertação.
A concentração temporal das actividades lectivas no início do PDE visa possibilitar aos alunos o poderem, desde cedo, focalizar o seu trabalho nos temas específicos em que decidem realizar a sua tese de doutoramento, em alternativa a um cenário de ocupação mais alargada com matérias de natureza generalista.
Seminário de Investigação
O Seminário do PDE funcionará numa base regular durante todo o ano lectivo e durante todo o período de inscrição no Programa de Doutoramento. Desdobra-se em dois tipos de sessões:
Apresentação pelos doutorandos do trabalho em curso;
Sessões de formação complementar, sobre matérias de interesse geral para os doutorandos, com participação de professores de Economia do ISEG e de outros especialistas convidados.
Ao longo da frequência do Programa, o doutorando deverá fazer apresentações do seu trabalho-em-progresso ao Seminário do PDE.
A primeira intervenção sobre o projecto de investigação conducente à dissertação, verificar-se-á decorrido um trimestre após a conclusão das disciplinas do Programa de Doutoramento. Caso não tenha havido obrigatoriedade de frequência de disciplinas, a primeira intervenção verificar-se-á no trimestre imediatamente subsequente ao início dos trabalhos.
Durante cada um dos anos lectivos seguintes, bem como no mês anterior à apresentação formal da tese de doutoramento, serão feitas novas apresentações, para discussão dos avanços realizados e dos resultados entretanto obtidos.
Nestas sessões do Seminário do PDE estarão presentes, entre outros, o orientador da tese, o Coordenador do Programa de Doutoramento, os alunos de doutoramento, bem como outros especialistas convidados e quaisquer interessados.